Proposta da APSA – Implementação do PIT
Como vai ser agora?». Esta é a questão que se coloca à escola e a tantos pais e encarregados de educação, quando termina a escolaridade obrigatória. Este é sempre um momento de confronto com uma realidade que muitas vezes transporta incertezas, dúvidas e ausência de soluções. É, por isso, que no contexto de uma escola inclusiva, o Plano Individual de Transição (PIT) assume-se como instrumento fundamental para planear e preparar os alunos para a pós-escolaridade obrigatória, com uma intervenção adaptada a cada situação, que vá ao encontro das necessidades e expectativas, no respeito pela individualidade de cada aluno.
Foi com esta introdução que aceitámos o desafio lançado pelo Professor Doutor João Costa, Secretário de Estado Adjundo e da Educação, para a elaboração deste Guião que hoje vos apresentamos.
Este trabalho pretende ser um instrumento facilitador na construção do plano de transição dos jovens da escolaridade obrigatória para a vida ativa, numa sociedade que se acredita ser inclusiva.
A todos os que nele trabalharam e participaram o nosso Bem Hajam!
Nota: Podem aceder ao documento no portal da DGE https://www.dge.mec.pt/publicacoes-da-dseeas em Outras Publicações, no final da página. O guião contém links (em azul) para os testemunhos que gentilmente enriqueceram este trabalho.
Related Post
Beatolas apresentam projeto na Festa de Verão da APSA
Foi no passado dia 31 de maio que os
